Quem sou eu como professor Aprendiz!!!
O perfil do novo professor do século XXI precisa ter uma identidade que não seja imutável (precisa ser de permanente atualização, formação continuada). Tal perfil se caracteriza por um processo de construção do sujeito historicamente situado. Ser professor então, passa a ter um caráter dinâmico, reflexivo, transdisciplinar, interdisciplinar e que, requer do profissional da educação uma articulação dos saberes de forma significativa, primando por uma visão de totalidade e não de fragmentação, quer em sua formação continuada, quer no desenvolvimento de seu exercício pedagógico. Observamos que uma identidade profissional se constrói pelos compromissos sustentados por uma dimensão ética, mas que não deve colocar a margem perspectivas recorrentes da prática pedagógica propriamente dita, dentre as quais figuram as dimensões: da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas; das práticas que resistem a inovações, porque estão repletas de saberes válidos quanto as necessidades da realidade; do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas a luz das teorias existentes da construção de novas teorias; da construção, pelo significado que cada professor, agindo como ator e autor, confere a atividade docente ao seu cotidiano, com base em seus valores, seu modo de situar-se no mundo, sua história de vida, suas representações, seus saberes, suas angústias e seus anseios, no sentido que tem em sua vida ao ser professor, assim como baseados em sua rede de relações com outros professores, sindicatos, agrupamentos.
Durante a vida profissional do professor o seu fazer e sua formação devem se tornar objetos permanentes de discussão, por meio de questionamentos de seus fazeres revisitados, pelas contribuições dos demais professores, pelas modificações e inovações necessárias na novidade da aula de cada dia, pela necessidade do vir a ser na construção de si e de seu aluno e sobretudo pela responsabilidade e co-participação na problematização da formação dos cidadãos em formação que constituem o porquê das ações escolares, representados pelo coletivo escolar: tanto alunos como todos os atores sociais da escola e seu entorno.
Acreditamos que para o aluno ter sucesso nos dias de hoje, na escola, o professor precisa instigar o aluno, ou seja, criar ou levá-lo à dúvida, à contestação, à inquietação ao questionamento. A transmissão do saber precisa ser estimulante e prazerosa. Há que se estabelecer entre os mestres e seus aprendizes uma relação de troca porque ensinar também é, antes de tudo, aprender. Educar é uma atividade que guarda em si um mundo repleto de possibilidades. Entre elas, a capacidade de despertar no outro, inúmeras qualidades adormecidas. Sem a provocação, sem o questionamento, sem a inquietação, sem as perguntas incessantes do mestre não ocorrerá esse processo pedagógico em que se multiplicam as perguntas a fim de obter um conceito a respeito do objeto em questão.
"O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas.
Como definir quem sou eu!!!
"Eu sou o tudo. Eu sou o Nada. Sou os livros que li, os momentos que passei, eu sou os brinquedos que brinquei, e os amigos que conquistei. Sou o amor que dei, e os amores que tive,as viagens que fiz,e os esportes que pratiquei. Sou minha matéria preferida,minha comida predileta,essa sou eu...eu mesma,será que vais entender? Sou o ódio resguardado,sou os sonhos realizados,os objetivos alcançados .Eu sou o meu interior,mas também meu exterior. Sou um conjuntos de fatores que você não pode entender. Sou a saudade,os abraços que já dei,eu sou o passado,mas também o presente e o futuros,sou os meus atos. Sou o perfeito,Mas também sou o imperfeito. Sou o contraste e a contradição. Sou a complexidade do mundo. SOU O QUE NINGUÉM VÊ.
Sou eu assim como pessoa e como educadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário